O riso e o choro de Lula

O riso e o choro de Lula

Publicado como política por Carla Rodrigues em September 1st, 2007

Ainda está fresca na minha memória a imagem do presidente Lula quase às gargalhadas na posse do ministro Nelson Jobim, poucos dias depois da queda do avião da TAM em São Paulo. Em qualquer país do mundo em que houvesse o registro de quase 200 mortos, todas as autoridades, a começar pelo presidente da República, estariam de luto, sem precisar entrar no mérito de quem era a culpa do acidente. Aviões caem, é verdade, e quando isso acontece e as pessoas morrem, os governantes choram, consternados, solidários à dor das famílias que perderam filhos, mães, irmãos, pais, noras, genros, amigos.

Lula riu. De que se riu, Lula, afinal? De ter encontrado, no meio do caos aéreo instalado há quase um ano, uma solução para o seu ministério da Defesa. Mas ao rir na posse de Jobim demonstrou sua profunda incapacidade de demonstrar empatia com o sofrimento alheio.

Na semana passada, no entanto, Lula chorou. Novamente, porque quando tomou posse no primeiro mandato, era comum Lula chorar.

Chorou, como sempre fez, por si mesmo. Pelas injustiças que acredita terem sido cometidas contra ele. Pelo passado sofrido de retirante. Pela pobreza, por ter comido o pão que o diabo amassou.

Nada contra o choro de Lula. Que ele chore, e chore em público, poderia ser até mesmo um avanço num país em que homens e mulheres parecem carentes de sentimento.

O meu problema é com o fato de Lula só chorar por ele mesmo. Que chore também em solidariedade às famílias das 199 vítimas do avião da TAM. Que chore pela violência que mata meninos e meninas nas grandes cidades, vítimas do tráfico de drogas, dos crimes sem punição. Que chore pela corrupção que assola o país, que chore pela falta de um projeto político que não seja apenas um projeto de poder. Que chore pelos que o elegeram, porque foi para isso que ele foi eleito.

Comentários

  1. Sir Red Fox
    01/10/2007 | 00:13

    mamy jane
    eu digo seguinte enquanto povo reclamar o q não quer do lula ira receber o q não quer..
    quando povo dizer o q quer de mondo unitario não existira um lula na nossas vidas
    bjs
    Sir Red Fox

  2. Sir Red Fox
    01/10/2007 | 00:21

    choro de crocodilo naum basta na novelas ainda mais m… de presidente fazendo é brabo

Deixe seu comentário:

Clicky Web Analytics