Os Gaúchos (Arnaldo Jabor)

Os Gaúchos (Arnaldo Jabor)

Todo mundo sabe que os sujeitos mais comuns nas piadas contadas por todo o Brasil ou são portugueses ou são gaúchos. Mas poucos sabem o porquê!
As origens estão na nossa história e na psicologia humana.
Vamos começar pelos portugueses!
Eles são estereotipados como completos idiotas. Os portugueses colonizaram o Brasil por mais de 300 anos. Eles chegaram no Brasil, levaram todas as nossas riquezas, ignoraram os nossos interesses, e, ainda por cima comiam as nossas índias nativas e as negras trazidas para cá. Que imagem nós poderíamos criar deles? O que poderíamos falar deles hoje em dia?
Será que poderíamos dizer: Oh! Eles descobriram o Brasil. Eles são nossos heróis! Claro, que não! Depois de tudo que eles fizeram, só podem ser ‘heróis’ nas nossas piadas. Nos resta chamá-los de tontos e estúpidos. Mas de idiotas eles não tem nada.
Por um grande período da história, o império Português foi tão forte quanto fôra o Império Romano e o quanto é atualmente o Império Americano…

E os gaúchos…?
Assim como os portugueses, os gaúchos colonizaram o Brasil. O povo gaúcho tem tradição e história. Os gaúchos são guerreiros, formaram a sua própria República! Encabeçaram uma revolução que acabou com a Republica Velha do café com leite e introduziu o Estado Novo. A maior parte dos presidentes brasileiros pós República Velha foram gaúchos. O povo gaúcho é o mais politizado (nunca reelege governador) e o seu Estado o de melhor qualidade de vida, além do atual melhor jogador do mundo ser Gaúcho e para mostrar sua grandiosidade tem S.C.Internacional verdadeiro campeão do mundo. Em todos Estados brasileiros há gaúchos bem sucedidos.
Além de colonizar e desenvolver os Estados por onde passam, os gaúchos traçam as mulheres que ali habitam.
Os gaúchos põem chifre nos ‘machos’ locais e deixam as suas mulheres apaixonadas.

As cariocas, catarinenses, paranaenses, paulistas, mineiras, cearenses… adoram um gaúcho, e, o que resta para eles (os cariocas, catarinenses, paranaenses, paulistas e mineiros…)?
Além de manter lustrado o par de chifres, resta a eles inventarem piadas de gaúcho, onde os gaúchos são estereotipados como veados, para seu deleite e prazer.

Portanto gauchada, tenham um pouco de piedade, esta é a única alegria dos não gaúchos. Enquanto eles se divertem em alguma roda inventando e contando piadas de gaúcho, as suas mães, irmãs ou namoradas se divertem com um gaúcho.
Gaúchos de todo o Brasil, convençam-se de uma coisa, eles não sabem como fazer uma mulher feliz, mas tem bastante criatividade para fazer piadas.

Divirtam-se então com as piadas e satisfaçam as mulheres dos não gaúchos invejosos.

O RIO GRANDE DO SUL NÃO É UM ESTADO, É UM PAÍS!

De verdade Tchê!

Comentários

  1. 01/05/2008 | 21:32

    Gaúcho sofre!!!!
    Imagino as gaúchas!
    Hahahahahaha
    Mas também as há que são felizes, né Jane?

  2. thiara ximenes
    13/07/2008 | 23:53

    os gauchos são mesmo realmente tudo isso concorto plenamente com tudo isso
    kekekekekkeke

  3. William Garcez (FRECHA)
    15/09/2008 | 01:55

    E tem mais uma coisa…

    Nem um outro estado tem “taco” para falar dos gaúchos. Além da Revolução mais sangrenta desse lado do mapa, temos a mais firme e bela TRADIÇÃO, que outros tantos nem sabe o que significa!

    Agora, que a mulherada se derrete… ah, se derrete!

    Um forte e gaudério abraço.

Deixe seu comentário:

Clicky Web Analytics